Ir para o conteúdo
  • O espaço
  • Pilates
  • Yoga
  • Quiropraxia
  • Massagens
    • Drenagem Linfática
    • Massagem
  • Day Spa
  • Blog
  • Contato
  • Área do Cliente
  • O espaço
  • Pilates
  • Yoga
  • Quiropraxia
  • Massagens
    • Drenagem Linfática
    • Massagem
  • Day Spa
  • Blog
  • Contato
  • Área do Cliente
Promoção
  • O espaço
  • Pilates
  • Yoga
  • Quiropraxia
  • Massagens
    • Drenagem Linfática
    • Massagem
  • Day Spa
  • Blog
  • Contato
  • Área do Cliente
Promoção
Facebook Youtube Instagram Waze
  • Pilates

Pilates e deficiência visual

pilates-deficiencia visual
Foto: Revista Pilates

Já sabemos que o Pilates é um método que pode se adequar a todos os tipos de praticantes e que nos estúdios podemos encontrar turmas bem heterogêneas. Mas algumas situações podem ser um pouco mais desafiadoras para nós, instrutores.

Queremos compartilhar algumas experiências que tivemos em nossa prática profissional com essas pessoas tão especiais que aparecem, para que possamos ensinar sobre Pilates e termos em troca ensinamentos muito valiosos sobre a vida.

Tive o prazer de dar aula para uma aluna idosa que nasceu com a visão normal, mas por conta de uma infecção por Toxoplasmose, na vida adulta perdeu completamente a visão de um olho e, depois de alguns anos, a do outro também. Quando você recebe a notícia de que dará aula para uma pessoa com essa limitação, você se questiona se é boa o suficiente para cumprir a sua missão e bate uma insegurança por ser uma aluna que não havia pensado antes em ter. Ainda mais em uma aula em grupo.

Leia também:
– O Pilates na Reabilitação
– Pilates e a Labirintite

Logo na aula experimental ela me surpreendeu: o alto astral tomou conta do ambiente. Entrou no estúdio uma pessoa extremamente independente, que de cara mediu todo o espaço contando o número de passos que devem ser dados até cada porta, até cada aparelho, já que ela não quer ser ajudada sem necessidade. Ela cozinha, acompanha novelas, vai ao cinema, teatro (de vez em quando o filho relata algum detalhe), caminha na esteira ergométrica, está sempre com o cabelo arrumado e o rosto maquiado por ela própria.

Surpreendentemente as aulas com ela eram muito parecidas com as de pessoas da sua faixa etária, com a diferença de que eu tinha que me policiar para explicar os movimentos com mais detalhes, já que não poderia demonstrá-los. Eu evitava trocá-la muito de equipamentos, utilizando geralmente dois por aula, sempre explicando para qual aparelho ela iria e lembrando de como era cada um. Na Cadeira ela fazia muito bem o Footwork, em pé inclusive, mas sempre usando o apoio das mãos nas alças para prevenir um eventual desequilíbrio. E é claro que enquanto ela estava em pé, eu permanecia ao lado dela, o que só era possível quando os seus colegas de turma faltavam.

Nem preciso dizer que sua consciência corporal é invejável, né? Todo comando era prontamente assimilado. Algumas vezes temos dificuldade em fazer os alunos entenderem certos comandos difíceis do Pilates, como fechar as costelas ou evitar algum movimento compensatório no exercício. Porém, para ela era necessário falar uma única vez e, por isso, a aula fluía muito bem.

O que de início parecia um desafio, se tornou um prazer. Cumprir bem o nosso trabalho e ter o reconhecimento dos clientes é a nossa maior recompensa.

Faça Pilates com a gente no Espaço Kaizen. São apenas 3 alunos por turma, formadas de acordo com objetivos e nível de cada um. Entre em contato conosco:


Por Monique Ayala e Hellen Morita

Fonte: Revista Pilates

Compartilhe esta notícia

Categorias

  • Acupuntura
  • Artigos
  • Depoimentos
  • Dicas
  • Eventos
  • Massagem
  • Nutrição
  • Pilates
  • Quiropraxia
  • Receitas saudáveis
  • Yoga

Posts recentes

Dormir bem é treino: como o relaxamento físico combate a insônia

8 de junho de 2026

Dores no home office? Como o Pilates pode salvar sua coluna e postura

12 de maio de 2026

Ansiedade e respiração: 3 técnicas simples para acalmar a mente agora

5 de maio de 2026

Leia também

Mulher dormindo tranquilamente e relaxada em uma cama confortável, representando uma noite de sono restauradora e sem insônia.

Dormir bem é treino: como o relaxamento físico combate a insônia

Você já se deitou na cama exausto, com os olhos pesados, mas assim que encostou a cabeça no travesseiro, o cérebro pareceu ligar no m odo de aceleração

Leia mais »
8 de junho de 2026
Pessoa sentada em frente ao computador no home office fazendo um alongamento com os braços aprendido no pilates, com expressão de alívio, demonstrando cuidado com a coluna.

Dores no home office? Como o Pilates pode salvar sua coluna e postura

Trabalhar de casa parecia o cenário dos sonhos para a maioria dos profissionais modernos. Acordar mais tarde, evitar o trânsito caótico e aproveitar a conveniência do lar. No

Leia mais »
12 de maio de 2026
Mulher sentada com os olhos fechados praticando respiração consciente para controle da ansiedade.

Ansiedade e respiração: 3 técnicas simples para acalmar a mente agora

Você já sentiu como se o mundo estivesse girando rápido demais? Aquela sensação de aperto no peito, pensamentos acelerados e a impressão de que o controle está escapando

Leia mais »
5 de maio de 2026
Facebook Youtube Instagram Waze
Nossos Serviços
  • Pilates
  • Yoga
  • Quiropraxia
  • Drenagem Linfática
  • Massagem Relaxante
  • Day Spa
Nossa Localização
  • R. Conde de Itu, 964 Alto da Boa Vista - CEP 04741-001
Horários de Funcionamento

Seg. a Sex. – 07h às 22h
Sáb. – 08h às 12h
Dom. – Fechado

  • (11) 5523-0640
  • (11) 98617-0059

© Espaço Kaizen | Política de privacidade | Criado pela Agência Tribo